Pensando em nossos dias de escola, a maioria de nós pode lembrar de pelo menos um professor apontando calmamente – ou talvez alto e irritado, dependendo de seu humor e seu espectro de obstinação – que “você deve focar se quiser ter sucesso”. Bem, modifique esse mantra suavemente e é adequado para a Ford; tem um Focus e, por crikey, precisa do  hatchback da família  para ter sucesso.

Você vê, desde 1998 que a Ford vendeu mais de 16 milhões de Focus em todo o mundo, o que é em parte graças à sua consistente reputação de fornecer condução e manuseio sublimes. Por uma questão de linha de fundo da empresa, esse registro precisa ser adicionado.

Então, para esta quarta geração, ele puxou todas as paradas. Não apenas para continuar o brilho dinâmico hereditário, mas também para melhorar as áreas onde os focos anteriores derrubaram a bola: qualidade interior, espaço interior e tecnologia de ponta. Estas são todas as características que os principais rivais, incluindo o  Volkswagen Golf  no final mais caro do mercado e o  IPVA 2019 PE DETRAN no final mais barato, fazem bastante bem.

Então, como é? Bem, para descobrir, continue lendo as próximas páginas e vamos orientá-lo em cada aspecto do Focus, com comparações importantes com os principais protagonistas.

E você sabia que, quando terminar, poderá encontrar as melhores ofertas em todos os carros novos, não apenas no Focus, através da nossa  página de compra de carros novos sem complicações?

Desempenho do hatchback do Ford Focus

Vamos começar com um rápido resumo das opções do motor. Para as bombas de gasolina, você pode optar por motores Ecoboost turbo de três cilindros de 1,5 litro ou 1,5 litro. Isso não é um fim para isso, no entanto, porque o 1.0 é oferecido em três potências que variam de 84bhp a 123bhp, enquanto o 1.5 vem com 148bhp ou 180bhp.

Embora ainda não tenhamos impulsionado as versões de menor potência no Focus atual, a experiência anterior destas em outros Fords nos diz que, para uma eficiência decente combinada com um desempenho razoável, o 123bhp 1.0 é a melhor aposta para compradores privados.

Ok, ele acelera de forma constante, em vez de com entusiasmo entusiasmado, e desliza pelas engrenagens não é brincalhão o suficiente para acordar suas glândulas supra-renais, mas oficialmente ele ainda vai quebrar 0-62 mph em 10,0 segundos – sobre o que você pode esperar de um Skoda Octavia 1.0 TSI. Mas o que mais importa é que é bastante flexível se você continuar girando acima de 2000rpm, puxando efetivamente de 30mph para velocidades de autoestradas em terceira marcha.

Se você carrega regularmente muitas pessoas ou simplesmente precisa de mais potência, as 1.5 petrols têm um pouco mais de coragem. Até agora, tentamos apenas a versão de 180bhp. Embora seja certamente mais potente, ele não tem o efeito do menos potente Volkswagen Golf 1.5 TSI 150 e seu equivalente Octavia.

O diesel ainda será popular entre os compradores de frotas, e o Focus está disponível com unidades de quatro cilindros que variam de um motor 1.5 com 94bhp ou 118bhp para uma versão 2.0 com 148bhp. A unidade de 118bhp atinge o ponto ideal, oferecendo uma boa propagação de shove quando você ultrapassa seu atraso momentâneo de baixo nível.

Todos os focos vêm com uma caixa de câmbio manual de seis marchas, enquanto uma caixa automática opcional de oito marchas está disponível na maior parte do alcance. Isso pode demorar um pouco para reagir aos pedidos de kickdown, mas muda rapidamente entre as marchas.

Passeio hatchback Ford Focus

As opções de suspensão para o Focus podem ser um pouco complicadas, mas basicamente versões mais baixas têm um design mais simples, com um feixe de torção na parte traseira, enquanto os modelos pokier recebem um arranjo mais complexo e totalmente independente, projetado para melhorar o passeio também como manuseio. E você pode levar essa complexidade um passo adiante, se desejar, adicionando amortecedores adaptáveis.

Há também guarnições ST-Line e ST-Line X mais esportivas, que oferecem uma configuração mais baixa e rígida, independentemente do motor – e, portanto, do design da suspensão – que você escolher. A única diferença é que você tem um passeio mais complacente em carros ST-Line, devido a rodas menores de 17 polegadas, em comparação com as alternativas de 18 polegadas no ST-Line X.

Você ainda está conosco na parte de trás? Se não, não se preocupe, porque fundamentalmente o Focus é um ótimo carro, não importa qual versão você compre; fica em algum lugar entre o ultra-flexível Golf e às vezes irregular Octavia nas apostas de conforto.

A configuração mais simples oferece um passeio composto e fluido, quer você esteja percorrendo a cidade ou explorando o campo, enquanto o arranjo mais elaborado produz um pouco menos de alta velocidade de inquietação sobre superfícies corrugadas, mas as margens são pequenas. Mesmo o acabamento ST-Line mais rígido não é um osso-duro, embora você precise aguentar sua maior firmeza com os buracos.

Ainda não testamos os amortecedores adaptáveis, que só estão disponíveis em modelos mais caros, mas nossa intuição é de que o carro padrão é tão bom que essa opção seria um bônus e não uma necessidade.

IPVA 2019 PE DETRAN

Manipulação de hatchback Ford Focus

Se você leu a seção “conforto de viagem” acima, você já estará familiarizado com as inúmeras opções de suspensão disponíveis.

Mas não entre em pânico, porque comprar qualquer Focus e você está garantido um carro que lida com destreza; A única diferença é como habilmente. Certamente, carros mais potentes com o design de suspensão traseira multi-link mais complexo parecem um pouco mais compostos se você acertar uma colisão no meio da curva, enquanto a configuração ST-Line mais rígida tem menos inclinação nos cantos, fazendo com que se sinta o mais ágil.

No entanto, ao longo de estradas repletas de todo tipo de cambalhotas, contornos e cristas desafiadores, cada Focus – mesmo aqueles com um design mais básico – simplesmente flui com equilíbrio balético. Acrescente a direção que é leve na cidade, ainda precisa e carnuda o suficiente para você deslizar com precisão pelas estradas sinuosas, e não há dúvida de que os motoristas interessados ​​devem escolher o Focus acima de tudo nesta classe.

Refinamento do hatchback do Ford Focus

Pense em refinamento e você naturalmente pensa em ruído e vibração, certo? A este respeito, a Ford trabalhou duro para tornar o Focus o mais isolado possível. Os motores a gasolina de três cilindros, especialmente o 1.5, são bastante suaves e produzem apenas um ruído de fundo sob forte aceleração; o diesel 1.5 é mais grumblle em marcha lenta, mas não é pior do que seus rivais, e quieto em altas velocidades.

Há um pouco de vento sobre os espelhos da Focus na auto-estrada, mas a suspensão funciona razoavelmente silenciosamente e o ruído dos pneus é tão bem suprimido quanto no Golf; no geral, é um companheiro muito mais tranquilo do que o Octavia.

Mas o que é realmente impressionante é o refinamento em áreas menos óbvias. O manual gearchange, por exemplo: é o mais doce da classe e até mesmo um filisteu mecânico seria transformado por sua precisão sem esforço. Isso é complementado pela embreagem leve, para que você possa impressionar seus passageiros com a suavidade com que você dirige pela cidade.